top of page
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Wix Facebook page

PESQUISE  NO BLOG

Diário Roacutan - Primeiro mês (30 comprimidos)

  • Mari Borges
  • 27 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Olá, galera! Eu contei em outra publicação a minha história com a acne, caso se interesse em saber sobre antes de ler esta publicação, dê uma olhadinha. Alguns detalhes:

- Tomo um comprimido de 20mg por dia (estou usando genérico da EMS);

- Tentei milhares de tratamentos antes de "apelar" para o Roacutan;

- Para evitar que passe vergonha: o roacutan é um remédio MUITO controlado, nem o meu anticonvulsivante é tão controlado como este, não tente comprar na farmácia sem ir a um médico;

- Você não pode engravidar enquanto toma o Roacutan (você tem que assinar um termo de responsabilidade para conseguir retirar a receita);

Ok, vamos lá! Para que entendam melhor ou até mesmo evitem ler o que não querem, separei por tópicos:

1- Resultados perceptíveis: o meu rosto deu uma piorada e depois começou o processo de cicatrização. A minha testa sarou bastante, teve resultado bem perceptível; já a minha bochecha (apenas de um lado), houve uma piora com inflamação.

Na primeira foto eu estava no 9° dia de remédio, as espinhas não haviam mudado quase nada, o que teve grande mudança até o dia nove foram os cravos. Eles começaram a querer sair, meu rosto ficou bem nojento na região em que eu tinha mais cravos (nariz). Na segunda foto eu estava no 30° dia de remédio, a testa teve uma melhora considerável, o que piorou foi a bochecha (como já citei). Obs: O nariz vermelho é por conta da minha falta de cuidado. Como a pele fica bem frágil com a medicação, eu tirei um "pedacinho" dela sem querer e, nesta foto, estava ocorrendo o processo de cicatrização.

2- Efeitos colaterais: olha, este tópico será um pouco extenso. Embora eu esteja tomando apenas um comprimido por dia de 20mg, eu estou sentindo muitos efeitos colaterais (acredito que por este motivo a minha dermatologista não aumentou a dose quando eu fiz o retorno de 1 mês). Dos efeitos colaterais: a - boca EXTREMAMENTE seca: esse efeito colateral não é novidade para ninguém, mas se você vai começar o tratamento com o Roacutan, prepare-se. Estou passando Bepantol e aqueles batons da nívea (são muito bons - principalmente o "azulzinho" e o "med"), mas basta eu sair do banho e dar um sorriso para que minha boca rache inteira. Eu até pensei em colocar a foto que tenho deste momento trágico pós banho, mas pouparei vocês.

b - olhos, nariz, cabelo e pele secos: os olhos ficam bastante secos, ainda mais quando está ventando, e para resolver este problema o meu oftalmologista prescreveu o uso de um lubrificante oftalmológico (eu passo várias vezes ao dia). O nariz chega a sangrar - é tenso -, e como tenho Rinite alérgica, estou toda hora coçando o nariz e machucando cada vez mais. Para o nariz estou usando o Sorine várias (várias mesmo) vezes ao dia. O cabelo está seco como o esperado, o que me deixa desanimada com o tratamento pois ele vira uma esponja. Os fios ficam quebradiços, bem ressecados e caindo bastante. A pele está bem seca, mas, sinceramente, eu gosto disso. O único problema da pele seca é que ela está bem fina, bem frágil. Eu machuco minha pele com grande frequência, basta uma toalha e uma brutalidade para secar o rosto para tirar "pedacinhos" da pele.

c - dor nas costas: acredito que este seja o efeito colateral que mais me incomode. Conversei com a minha dermatologista e fiz umas buscas por relatos de pessoas que tomam a medicação e também têm a bendita dor nas costas, é normal. O que mais incomoda é na hora de ir deitar ou quando pego algo mais pesado, eu não consigo explicar a dor, mas é como se fosse uma pressão misturada com cãibra. Quando eu deito de bruços parece que minhas costelas vão se despedaçar (é sério).

d - variação de humor: principalmente quando estou na bendita TPM. Sei que não posso falar muito sobre, já que tomo apenas por um mês, mas eu nunca tive uma TPM tão difícil na minha vida. E pra piorar: na semana do meu aniversário. Eu só conseguia chorar. Mas, no relato do segundo mês de Roacutan irei falar melhor sobre este efeito colateral. Veremos!

QUALQUER dúvida que tiverem sobre o tratamento podem entrar em contato comigo, tanto pelo Facebook (tem um "f" em algum lugar da página) ou por contato pelo site mesmo, através do "SOBRE" localizado no menu. Abraços.

 
 
 

Comments


bottom of page