top of page
  • Instagram Social Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Wix Facebook page

PESQUISE  NO BLOG

Parte I: Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

  • Mari Borges
  • 27 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

POR QUE "OPTOU" PELO DIU?

Falarei sobre o Dispositivo Intra-Uterino, conhecido pela sua abreviatura DIU. Eu decidi falar um pouco sobre esse método de contraceptivo antes de colocá-lo para que vejam o que eu pensava antes e o que vou pensar depois da implantação (irei falar de todo o processo no blog).

Eu sempre gostei da ideia do DIU, mas por ser bastante dolorida e por comodidade, eu nunca fui atrás. Mas neste começo de ano tive que mudar um pouco a minha cabeça. O tratamento com anticonvulsivante já tinha me deixado preocupada, para quem não sabe o anticonvulsivante diminui o efeito do anticoncepcional e causa má formação em feto, mas com o início do tratamento com Roacutan (Isotretinoína), que também causa má formação no feto, esta preocupação virou uma grande dor de cabeça. Todos os meus médicos ficaram muito preocupados comigo e, depois de muita conversa, ficou decidido que colocarei o DIU de cobre.

Quando minha ginecologista me disse que este era o único método que daria para confiar, eu fiquei desesperada pois as mulheres (que nunca tiveram filhos) falam que é uma dor horrível para colocar o dispositivo. Minha ginecologista me aliviou de uma forma que não tem nem como explicar, mas farei o procedimento e uma cauterização do colo do útero sedada e em um hospital (ALELUIA).


SOBRE O DIU

A primeira coisa que PRECISO dizer é que a eficácia do DIU é de 99% ou mais, então, quando se faz um acompanhamento frequente na ginecologista (para verificar se o DIU está na posição correta) e atenta-se à validade deste, é sim um método contraceptivo excelente.

Há dois tipos de DIU: o de cobre, que é um plástico revestido por cobre ou por cobre e prata, e o hormonal que contém o hormônio levonorgestrel.

COMO FUNCIONA?

O DIU de cobre impede que o ovo se estabilize no útero e ainda funciona como um "espermecida", por conta da ação do cobre. Este DIU mantem a mulher protegida por um período de, aproximadamente, 10 anos. O DIU hormonal age dificultando as ovulações e impedindo a estabilização do ovo, causando a espessura do muco do colo do útero, formando, assim, um "tampão" que impede a fecundação. Este tipo de DIU protege uma mulher por até 5 anos.


____________________________________________________________________________________________________________

OBS: outros tópicos, como efeitos colaterais e custos, falarei quando eu passar pelo processo para que eu possa comparar o que dizem na internet com o que eu realmente senti/passei (ainda não sei quanto a médica irá cobrar, mas a UNIMED cobre hospital e tudo que eu precisar).

____________________________________________________________________________________________________________________

fontes:

http://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/diu-e-siu/

https://www.tuasaude.com/diu-dispositivo-intra-uterino/

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/18847-quando-o-diu-e-uma-boa-opcao-de-anticoncepcional


 
 
 

Comments


bottom of page